O fotoenvelhecimento é caracterizado pelo envelhecimento intrínseco (cronológico), com atrofia, ressecamento e perda da elasticidade da pele, associado ao extrínseco, causado principalmente pelas radiações UV solares, com alterações pigmentares, telangiectasias, rugas marcadas e lesões cancerosas ou pré-tumorais (queratoses actínicas). A formação de radicais livres é um dos fatores que promove o fotoenvelhecimento.

O tratamento do fotoenvelhecimento deve ser precoce, buscando evitar que as alterações se formem, até porque muitas são irreversíveis. Podemos utilizar medidas de fotoproteção e o uso de produtos sistêmicos e tópicos com este objetivo. Ácidos como o retinoico e os alfahidroxiácidos estão bem estabelecidos nesta terapêutica, e os antioxidantes apresentam benefícios cada vez mais comprovados.

Novas substâncias são introduzidas no arsenal terapêutico a cada dia, porém apenas algumas com embasamento em trabalhos científicos. Entre elas, a N6-furfuriladenina, também chamada comercialmente de Kinetin® no exterior e Kinerase® no Brasil. Esta substância é descrita como fator de crescimento vegetal, com efeito de retardar o envelhecimento das plantas desde 1970.

Kinerase® é um produto naturalmente presente nas células de plantas e animais, inclusive nas células humanas. Tem ações comprovadas de potente antioxidante e regulador do processo de envelhecimento celular. É um protetor do DNA das células humanas contra o estresse oxidativo.

Alguns estudos clínicos demonstraram benefícios do uso do Kinerase® 0,1% tópico:

• Promove hidratação suave.

• Pode ser utilizado em pacientes com pele sensível, intolerantes aos retinoides e com rosácea, eczema ou dermatite.

• Apresenta ação semelhante ao retinol na melhora dos sinais de envelhecimento cutâneo, como clareamento e melhora das rugas finas.

Com os benefícios demonstrados e baixos riscos de eventos adversos, Kinerase® (loção com N6-furfuriladenina, Kinerase® 0,1%) pode ser considerado uma boa opção para os pacientes com quadros leves de fotoenvelhecimento ou com a pele sensível. Pode ser utilizado como monoterapia ou, nos casos mais intensos, alternado com os ácidos mais fortes.

*Fonte: Estudo com comentários do Dr. Luiz Roberto Terzian

http://valeant.com.br/kinerase-creme