Quatro dias inteiros de festa, dança e muita diversão. O Carnaval é considerado a melhor época do ano por muitos – mas nem todos têm pique para encarar a maratona. Pode parecer exagero, mas a alimentação faz toda a diferença para que o corpo esteja disposto e em condições de aguentar a folia.

É o que afirma a nutricionista Patrícia Vicentini, da clínica Onodera Estética. De acordo com ela, mais do que ingerir os alimentos adequados, comer nos horários certos também é importante para ter o máximo de energia. “Ao ingerir comidas apropriadas, mantemos o organismo funcionando corretamente e evitamos o desgaste corporal durante a festa”, afirma.

Para quem está de dieta, a profissional faz um alerta: “O consumo de carboidratos é essencial nesta época, já que eles são a fonte primária de energia para o corpo.”

O que comer antes da festa

Segundo Patrícia, antes de ir para a avenida, bloco ou festa, o recomendado é ingerir um lanche leve, porém com uma dose de carboidrato. Confira a sugestão de sanduíche dada pela nutricionista Vivian Zollar:

  • 1 filé de frango médio grelhado
  • Pesto de rúcula
  • Tomate caqui fatiado
  • 1 pão ciabatta fatiado ao meio

O que comer durante a festa

Segundo Patrícia, quem pretende frequentar festas longas, que duram o dia inteiro, deve tomar cuidado para não passar períodos de mais de quatro horas sem comer. A indicação é levar snacks práticos de casa sempre que possível e evitar comer lanches na rua. Aposte em:

  • Barrinhas de cereal sem chocolate (a gordura diminui a disposição)
  • Biscoitos embalados individualmente
  • Mix de castanhas

“Essas são opções que não irão estragar com a temperatura elevada e poderão salvar o folião de comer algo ‘suspeito’ nos arredores da festa”, diz a especialista.

Hidratação

Evite alimentos gordurosos: eles dificultam a digestão e causam indisposição.

Além de ingerir alimentos apropriados, manter a hidratação durante os dias de festa é imprescindível e determinante para garantir a boa saúde do folião. Além do consumo de bebida alcóolica, comum na época, o calor provoca uma grande perda de líquidos, que devem ser repostos.

“Água de coco ou mineral ajudam a manter o corpo hidratado mesmo com alto nível de perda água por meio do suor”, sugere Patrícia.

O que evitar durante o Carnaval

Certos alimentos não devem ser consumidos no período do Carnaval para evitar má digestão e falta de energia. As comidas muito gordurosas prejudicam a digestão, causando sono, azia e outros sintomas indesejados, além de diminuir a disposição. Evite:

  • Fritura
  • Folhados
  • Gratinados
  • Molho branco
  • Chocolate